A história dos teclados
Música e
Tecnologia nº 45 (maio-junho 1994, p.70-73) e nº 46 (julho-agosto 1994, p.64-68)
- Os
primeiros sintetizadores
Mini Moog
Model D (Moog), ARP 2600 (ARP), Mini Korg (Korg)
No fim dos anos 1960, progrediam as experiências com sintetizadores modulares que
utilizavam circuitos controlados por voltagem, desenvolvidos pela Moog, ARP e Bulcla. Em
1970 foram lançados os primeiros sintetizadores monofônicos analógicos de pequeno
porte. Nestes instrumentos, o som é produzido por intermédio de circuitos eletrônicos,
os osciladores, que utilizam transistores.
- Sintetizadores
analógicos polifônicos com microprocessadores incorporados
Memory Moog
(Moog), Prophet V (Sequencial Circuits)
No princípio da década de 1980, foram lançados os sintetizadores analógicos
polifônicos, controlados por microprocessadores. Estes instrumentos passaram a utilizar a
tecnologia dos chips, a qual permite que operações complexas sejam memorizadas, além de
reduzir o peso e o tamanho do aparelho.
- Sintetizadores
analógico/digitais
ROLAND JX8P e
JD800, OBXA, Matrix 6, Matrix 1000 (Oberheim)
Instrumentos que geram som a partir de circuitos analógicos mas são depois processados
digitalmente, podendo-se editá-los e arquivá-los em diversos bancos da memória interna
do mesmo, em fita K7 ou em outros tipos de dispositivos.
- Sintetizadores
FM
DX 7, DX 7
II, DX 21, FB01, TX 81Z, V50 (Yamaha)
A partir de 1990, a Yamaha introduziu no mercado, instrumentos FM com versão mais
sofisticada chamada Advanced FM (AFM). Instrumentos como SY 22, SY 55, SY 77 e SY 99 são
baseados nesta tecnologia e misturam ainda sons sampleados a 16 bits em ROM. A geração
de som tipo FM consiste, basicamente, na produção de uma onda senoidal digital, que
modula outra onda com as mesmas características da primeira. A moduladora recebe a
designação de modulator, e a modulada passa a ser a carrier.
- Sintetizadores
LA (linear arithmetic)
D 20, D 50, D
550, D 70 e MT 32 (Roland)
É um tipo de síntese subtrativa, que utiliza até quatro elementos para a produção de
um som. Este tipo de tecnologia foi introduzida pela Roland, no teclado D50. Este
instrumento combina takes de aproximadamente 200 milisegundos de 100 sons previamente
sampleados (PCM em ROM), com sons sintetizados do mesmo tipo de oscilador que o do JX8P.
- Sintetizadores
VS (vector synthesis)
Prophet VS
(Sequencial Circuits), Wavestation (Korg)
A tecnologia VS foi desenvolvida a fim de possibilitar maior interação entre as formas
de onda disponíveis em um instrumento. Baseia-se na gravação ou seqüenciamento por
intermédio do joystick, passando-se de uma forma de onda para outra e variando assim, a
sonoridade de um Patch. O resultado sonoro dos instrumentos que utilizam a tecnologia VS
pode ser comparado a uma avalanche de timbres.
- Samplers
S-50, S-330,
S-550, W-30, S-770 (Roland), E-mu Emax HD, E-mu Emax II (Emulator), EPS (Ensoniq), S 1000
(Akai), TX 16W (Yamaha), Dynacord ADS (Dynacord)
Instrumentos, racks ou módulos que gravam digitalmente qualquer informação sonora
aplicada na sua entrada de gravação. A faixa de freqüência (Audio-Frequency
Bandwidth) dos sons sampleados digitalmente é determinada pelo sample rate, ou seja,
o número de vezes por segundo que o som é sampleado.
- Teclados e
instrumentos modulares multitimbrais
Proteus 1XR,
Proteus II (E-mu), M1, M1R, M3R (Korg), MT 32, MT 100, MV 30, D70, (Roland), K4 (Kawai),
TG 77 e SY 77 (Yamaha)
São instrumentos ou módulos que recebem em vários canais de MIDI simultaneamente,
endereçando-se cada som para uma saída de áudio separada ou para a saída estéreo. O
número de vozes disponíveis é distribuído conforme o número de notas que forem
executadas em um canal de MIDI. No presente, praticamente todos os instrumentos de
teclados, módulos e placas são multitimbrais.
- Placas
(interfaces) com som próprio
RAP-10,
SC-7, SCC-1 GS (Roland), Sound Blaster Pro ASP (Creative Labs), Pro Audio Spectrum (Media
Vision)
Devem ser instaladas em um dos slots do micro, e possibilitam grande versatilidade já que
os sons dos instrumentos ficam embutidos. Desta forma, pode-se fazer uma apresentação de
multimídia sem a necessidade de acoplar teclados ou módulos externos. Há no mercado
placas que utilizam tecnologia LA, FM e Sampler. Esta última funciona como um sample
player, ou seja, executa sons previamente sampleados em 44,1 ou 48 kHz em 16 bits. Em
termos de fidelidade, esta é a única forma recomendável para se obter bons resultados
diretamente do computador. |